SUSTENTABILIDADE


Preocupação ambiental combina com educação profissional em Samambaia


Jovem professor explica os comandos básicos do computador



Por Késia Paos

Jovens de Samambaia tem a oportunidade de se profissionalizarem na cidade, e o melhor, sem precisar pagar por isso. É o projeto da ONG Programando o Futuro, da Estação de Metarreciclagem da cidade, que oferece cursos de informática básica e montagem e configuração de microcomputadores.

A estação, que está localizada na quadra 407/409 de Samambaia, tem um laboratório com diversas peças de computadores que podem ser reutilizados e serve como ferramentas de trabalhos para os cursos oferecidos no espaço. Objetos que são doados por pessoas e órgão públicos e empresas privadas.

John Clóvis Barbosa, um jovem de apenas 16 anos, se destacou na turma do curso e se tornou educador social pela ONG. Muito comunicativo ele diz que a oportunidade surgiu como forma de aperfeiçoamento profissional, e ressalta "estou aqui porque me esforcei nas aulas e é gratificante participar do projeto que também tem cunho ambiental". Ele trabalha como professor do curso básico de informática.

Uma de suas alunas, Maria Zilma, mãe de Ana Clara diz "quando cheguei aqui no primeiro dia de curso não sabia nem ligar, agora já sei o essencial de alguns programas". A dona de casa se ficou sabendo do curso pela vizinha e comentou que a iniciativa é uma forma de abrir espaço para o mercado de trabalho.

Mas a entidade não oferece somente a capacitação para os jovens, os computadores recondicionados pelos alunos são doados para entidades sem fins lucrativos, além disso a ação funciona com uma preocupação ambiental, onde as peças que não podem ser reutilizadas são separadas entre plástico, metal e cobre.

Os cursos estão abertos a candidatos com mais de 14 anos, tem duração de 2 meses e meio e quem tiver com desempenho pode se tornar um bolsista para trabalhar na recuperação das máquinas e receber uma bolsa de R$ 250. A ONG também faz ações pela Distrito Federal coletando equipamentos que não estão sendo mais utilizados.

Mais informações 33591 111 

Confira mais imagens:

Computadores recondicionados

Maria Zilma e Ana Clara

Aula de Manutenção de micro

Turma de informática básica


Comentários